Cavalos atletas: fraturas que podem prejudicar o desempenho

As fraturas na pelve são muito comuns e o tratamento inclui repouso e controle da dor

Cavalo caído - imagem ilustrativa

Haroldo Vargas, um dos professores do Curso CPT Provas Equestres de Velocidade, destaca que o aumento no número de competições equestres tem ocorrido em diversas modalidades, o que tem obrigado os criadores de cavalos atleta a realizarem um trabalho mais intenso com seus animais.

Os equinos são animais fortes e resistentes, mas a submissão a exercícios por causar fraturas na pelve. Essa estrutura, também conhecida como osso coxal, é composta de três ossos principais: ílion, púbis e isquion, que possuem diversas funções como proteger órgãos, vasos sanguíneos e nervos.

Lesões de pelve

O osso coxal possui grande importância estrutural e funcional para o organismo dos cavalos, mas é comum que os cavalos atletas o fraturem, seja consequência de algum trauma ou de tração biomecânica muscular. A distribuição do osso também acaba, de certa forma, favorecendo o impacto na pelve e consequente fratura.

- Prognóstico

A avaliação do médico veterinário, feita após o diagnóstico da doença, é conhecida como prognóstico. Em relação às fraturas da pelve, ele depende do envolvimento muscular, do comprometimento dos tecidos moles e do envolvimento acetabular. De uma forma geral, essas fraturas costumam deixar sequelas nos animais, sejam elas de caráter estético ou biomecânico, mas isso não é regra.

Dentre os vários tipos de fratura na pelve, a acetabular é a mais preocupante, uma vez que o acetábulo faz parte da articulação coxofemoral, que é de alto movimento e participa na indução da flexão e da extensão da articulação femorotibiopatelar, ativando o sistema recíproco distalmente.

- As fraturas

A realização de um exame ultrassonográfico retal é ideal para que se verifique a presença de fraturas que não são visíveis a partir do escaneamento externo da pelve ou a partir da palpação retal tradicional. Os aparelhos portáteis de Raio-x não conseguem diagnosticar perfeitamente as fraturas na região da pelve de cavalos adultos. Somente um médico veterinário consegue realizar o exame clínico adequado do animal.

Dentre os vários tipos de fratura da pelve, aponta-se como principais as seguintes:

. Do acetábulo – com e sem envolvimento femoral
. Da asa do íleon
. Da tuberosidade coxal
. Do colo do íleon
. Do púbis
. Do isquion

- O tratamento

A melhor forma de tratar as diversas fraturas da pelve consiste no tratamento com repouso e controle da dor. A realização de procedimentos cirúrgicos é um pouco mais complicada e não é normalmente indicada para esse problema. O acesso também é dificultado devido à massa e à tensão muscular presentes no local.

Há tratamentos alternativos que podem ser indicados somente pelo médico veterinário para atenuar as consequências das fraturas, como mesoterapia e acupuntura, que atuam como facilitadoras no controle da dor. Em contrapartida, terapias como a quiropraxia são extremamente proibidas.

Em se tratando de cavalos atletas, a recuperação é essencial para que o animal continue a executar suas atividades diárias e para que ele possa competir normalmente. Contudo, essa recuperação do animal vai depender de um diagnóstico preciso do médico veterinário e do manejo correto com o animal lesionado.



Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Provas Equestres de Velocidade
Enquanto o Veterinário não Chega – Atendimento a Equinos
Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidades, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros

Fonte: Cavalus – cavalus.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 08-03-2021

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.