Cavalo Puro Sangue Inglês: quais são as principais características da raça?

O cavalo puro sangue inglês se destaca devido à sua habilidade para corridas e competições de velocidade

Cavalo Puro Sangue Inglês - imagem ilustrativa

Lúcia Viggiano, professora do Curso CPT Provas Equestres de Velocidade, destaca que a procura por cavalos de esporte é cada vez maior, dado o aumento no número de competições equestres, que têm ocorrido em diversas modalidades não somente em âmbito nacional, como também internacional.

Logo, nesse contexto, destacam-se as raças que possuem melhor aptidão para o esporte. Dentre elas, o cavalo puro sangue inglês é uma raça clássica e frequentemente utilizada em modalidades de velocidade. O animal também chama a atenção pela sua aparência e pela força.

A seguir, apresentamos as principais características do cavalo puro sangue inglês:

Origem da raça

A grande maioria das raças de cavalos existentes atualmente foram formadas a partir do cruzamento de outras raças diferentes. Nos processos que culminaram na criação dessa raça, houve a participação de éguas locais da Inglaterra com garanhões berberes e árabes. Entretanto, ainda, o cavalo puro sangue inglês é resultado da combinação do cavalo barbo e do mongólico com as raças já mencionadas.

Como o próprio nome sugere, sua origem é inglesa e, nos países que falam essa língua, a raça é chamada de Thoroughbred e foi criada com a finalidade de obtenção de um cavalo mais preparado para competições de velocidade. Desde a sua criação, tem sido muito utilizado em provas que exigem essa habilidade, garantindo bons resultados.

Características do puro sangue inglês

São várias as características que tornam o puro sangue inglês um animal peculiar:

- Características físicas

Além do porte físico expressivo, o equino apresenta dorso curto, tórax largo e pelagem sedosa. Sua garupa é alta e planta e a passagem de cilha é profunda. Ainda, anatomicamente, é dotado de canelas curtas, característica que favorece seu desempenho em corridas.

Seguindo uma análise de sua aparência, percebe-se que a cabeça apresenta um perfil reto e levemente ondulado, om olhos grandes e expressivos, que estão localizados em uma posição alta do crânio, o que traz ainda mais expressividade para o olhar desse cavalo. As narinas, por sua vez, são elípticas, enquanto as orelhas apresentam tamanho médio.

A cernelha possui altura que varia de 1,62m a 1,67m e a pelagem pode ser encontrada em diversas cores, geralmente uniforme. Por fim, ainda é necessário afirmar que, apesar de ser um animal robusto, a raça parece ser leve, condição que potencializa o desempenho dos animais nas corridas.

- Características comportamentais

O comportamento dessa raça é outro aspecto que chama muito a atenção e confere ainda mais prestígio a ela: por ser elegante e por desempenhar movimentos mais rebuscados, acaba tornando-se uma raça mais valorizada. Ao observá-lo, fica fácil perceber que se está diante de um animal mais “caro”.

Onde encontrar cavalos puro sangue inglês?

Quem gosta da raça não precisa procurar muito para achar um cavalo puro sangue inglês. Isso porque ela é encontrada em todos os continentes, inclusive em países como o Brasil, que possui um dos maiores planteis dessa raça em todo o mundo. Todavia, em cada “canto”, os equinos puro sangue apresentarão características diferentes.

Surfando na onda da popularidade da raça, esses animais não têm sido criados somente para o esporte, como também para a venda. Muitos equinocultores passaram a investir na criação de cavalos puro sangue inglês devido à alta lucratividade que a atividade é capaz de proporcionar.

Além da corrida, o salto

Como visto, a raça é muito utilizada para a corrida e apresenta características que favorecem essa utilização. No entanto, ressalta-se que ela vem sendo utilizada na criação de linhagens de cavalos para o salto, dadas a potência das características que os animais pertencentes a ela possuem.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Provas Equestres de Velocidade
Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidades, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros
Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos

Fonte: Rodeo West Blog – blo.rodeowest.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 18-06-2021

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.