Cavalo Campolina: conheça a raça, originária do Brasil

O cavalo campolina possui beleza incontestável e foi criado em Minas Gerais

Cavalo campolina - imagem meramente ilustrativa

Haroldo Vargas, professor do Curso CPT Como Comprar Cavalos, ressalta que comprar um cavalo ou égua, seja para passeios e cavalgadas, para competições ou para iniciar um criatório, pode não parecer uma tarefa fácil, sobretudo pela diversidade de raças existentes, cabendo ao criador escolher aquela que mais se adapte às suas necessidades.

As raças de cavalos são bem parecidas no que se refere ao aspecto físico, mas cada uma possui aptidão especial para a realização das mais diversas tarefas. Dentre elas, está o cavalo Campolina, uma raça originária do Brasil e resultado da mistura de várias raças. Estima-se que haja aproximadamente 8 mil campolinas aqui no Brasil, espalhados por várias partes do nosso país.

História da Raça

A raça recebe o nome de Campolina em homenagem ao fazendeiro Cassiano Campolina, que foi o responsável por criá-la em 1870. Mistura de várias raças, esse cavalo é originário de Entre Rios, cidade localizada no estado de Minas Gerais. Possui porte bem peculiar e, por conta dele, é conhecido como grande marchador.

O principal objetivo do cruzamento era formar animais de grande porte, ágeis, resistentes e confortáveis no andamento. O porte nobre, as formas harmoniosas, os traços curvilíneos e uma estrutura óssea muscular que favorece o andamento marchado são as principais características que diferenciam e tornam o campolina um cavalo único.

Toda essa harmonia é coberta por pelagens de rara beleza, sendo a baia predominante na raça, porém a alazã, castanha, preta, tordilha e pampa também são bastante encontradas, dando ainda mais diversidade e exclusividade aos exemplares.

O site da Associação dos Criadores do Cavalo Campolina explica que Cassiano começou seu trabalho, objetivando criar cavalos de grande porte, ágeis, resistentes e de beleza inigualável. Para isso, cruzou e selecionou raças de cavalo tais como, Puro Sangue Inglês, Anglo-Normando e animais de origem Ibérica.

Padrões da raça

O resultado foi um animal com porte nobre, formas harmoniosas, traços curvilíneos e estrutura ósseo-muscular que favorece o andamento marchado do cavalo campolina. Seu corpo é coberto por pelagem com beleza singular e com predominância da baia. Contudo, encontra-se, também, cavalos com a pelagem alazã, castanha, preta, tordilha e pampa, diversificando a raça.

Em relação à cabeça, ela é suavemente convexilínea e deve ser proporcional ao pescoço rodado de formato trapezoidal, o que destaca as expressivas orelhas lanceoladas, de tamanho médio e bem implantadas.

Ainda descrevendo a sua cabeça, possui olhos vivos e grandes, além de crinas fartas e sedosas. Sua garupa é ampla e longa com inclinamento suave, característica que faz com que esse animal seja reconhecido e marque presença. Em relação à altura, o ideal é que os machos apresentem 1,58m e as fêmeas, 1,52 m. Entretanto, podem atingir até 1,75 m de altura.

É um cavalo geralmente escolhido por cavaleiros que se interessam por uma montaria “acima da média”, pois é o maior marchador brasileiro. Também pode ser utilizado para trabalho, sendo muito procurado por donos de propriedades rurais para lidar com gado, dado o tamanho e a força do Campolina.

Por fim, é um animal dócil e que torna a montaria mais nobre e confortável. Visualmente, sua beleza chama muito a atenção, o que faz do Campolina uma das melhores raças de cavalo genuinamente brasileiras.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Como Comprar Cavalos
Como Avaliar Idade e pelagem de Cavalos
Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos

Fontes: Wikipedia – pt.wikipedia.org
Associação dos Criadores do Cavalo Campolina – campolina.org.br
Compre Rural – comprerural.com
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 29-09-2020

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.