Castração de cavalos: por que ela deve ser feita?

A castração é recomendada a animais utilizados para passeios, práticas esportivas ou trabalho

Cavalo - imagem ilustrativa

Haroldo Vargas, professor do Curso CPT Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidades, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros, destaca que muita gente tem descoberto o prazer e a alegria que as diversas atividades realizadas com os cavalos podem trazer, o que tem aumentado significativamente o número de criações em todo o país.

Para desempenhar todas essas atividades, o criador tem a opção de ter em seu rebanho dois tipos de cavalos: os inteiros e os castrados. Entende-se por “inteiros” os animais que não passaram pelo processo de castração e que, por consequência, apresentam comportamento instintivos tanto para a reprodução, quanto para a relação de dominância entre eles e o homem.

Por sua vez, animais castrados são aqueles que passaram por algum tipo de procedimento para remoção cirúrgica dos testículos, com a finalidade de reduzir a produção de testosterona, que influencia diretamente no comportamento e sociabilidade do animal com outros e também com os criadores.

Contudo, é comum que muitos criadores se façam essa pergunta: Devo ou não castrar o meu cavalo? Essa decisão deve levar em conta alguns fatores:

Em primeiro lugar, deve-se avaliar o potencial genético do animal, isto é, se ele é geneticamente melhorador ou se ele possui boa herança genética que pode ser explorada para melhorar a “qualidade” do plantel. Em caso afirmativo, a resposta para a pergunta deve ser “não”.

Ainda, caso o cavalo seja criado principalmente para o trabalho, passeio ou práticas esportivas, por exemplo, a castração é indicada pois ela reduzirá sua agressividade e permitirá uma relação mais amistosa entre ele e quem o montar.

Benefícios da castração

Mais do que o comportamento, o cavalo castrado ainda produz outros benefícios:

- Redução nos custos com a sua criação;
- Ganho em produtividade;
- Controle hereditário do plantel, utilizando-se apenas os cavalos desejados para a reprodução;
- Redução da ocorrência de doenças, como a orquite.

Qual a idade ideal para realizar a castração?

Caso o criador opte por castrar seu animal, o procedimento deve ser feito no momento ideal, que é quando o cavalo atinge a puberdade, ou seja, entre dois anos e meio a três anos de idade. Antes dessa idade, ela não deve ser realizada pois os equinos precisam da testosterona para crescerem; depois, o animal pode não reagir de forma tão positiva no pós-operatório e pode ter adquirido vícios de comportamento de um garanhão, mantendo o comportamento agressivo e antissocial.

O cavalo fica mais lento após a castração?

Criou-se um mito acerca dessa informação, que é falsa. Cavalos castrados se concentram melhor em suas atividades e, consequentemente, trabalham melhor e mais focados, desempenhando tudo o que um cavalo “normal” desempenha, só que de forma mais dócil.

Tipos de castração e recuperação

O procedimento cirúrgico pode ser feito em campo ou em um hospital veterinário. Em ambos os casos, os processos preparatórios, pré e pós-operatórios são os mesmos e devem ser seguidos de forma rígida pelo veterinário. A recuperação é imediata e começa logo após o fim do efeito das anestesias, devendo-se tomar cuidado com a administração de remédios para evitar dores e outras complicações.

A castração feita sem atenção a todos os cuidados necessários pode causar danos permanentes no animal e, inclusive, pode levá-lo a óbito. É necessário que criadores saibam que a mudança comportamental não é a curto prazo, mas sim, gradual.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidades, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros
Reprodução de Cavalos
Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos

Fonte: Vício Country – viciocountry.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 12-08-2020

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.