Boa nutrição para equinos

Saiba os fundamentos para uma boa alimentação para seus equinos

 

Boa nutrição para equinos    Artigo CPT

Os cavalos não devem ser gordos e nem muito magros, daí a importância de uma dieta devidamente balanceada, o professor Eduardo Villaça do Curso CPT de Alimentação de Equinos, diz que: ''A alimentação deve ser constituída por volumosos e concentrados, tanto comprados como preparados na propriedade, que contenham a proteína e a energia de que os animais necessitam, além de vitaminas e minerais de qualidade''.


Como fazer uma boa dieta?


⇒ Uma alimentação é fator fundamental para a criação de equinos, tanto na pastagem, que seja manejada para produzir forragem de boa qualidade, como na cocheira, onde alimentos como fenos e, ou suplementos concentrados são fornecidos. A alimentação inadequada de prejudica o desenvolvimento dos animais, causa má formação óssea, desenvolvimento de aprumos deficientes por excesso de peso e ocorrência de cólicas, com consequências significativas para a reprodução.


⇒ Além do balanceamento, ou seja, da adequação da dieta em termos de composição, será necessário cuidar da forma como é fornecida, dividida em várias porções diárias, principalmente, quando são utilizados alimentos à base de grãos.


⇒ Em relação às quantidades, é importante lembrar que as necessidades energéticas dos equinos variam com o tamanho do animal e com o tipo de atividade que desempenham, com destaque para a reprodução.


⇒ Esse aspecto é de grande valor para os reprodutores, em geral, mantidos confinados em cocheiras, locais onde a alimentação é feita com maior presença de concentrado. O teor de matéria seca oriunda da forragem usada para alimentar garanhões deve ser pelo menos 1% do peso vivo/dia. Na verdade, o nível recomendado de fibra é de 13% a 16% da dieta.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos.
Por Equipe CPT de Redação.

Eduardo Silva Ribeiro 13-07-2022

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.