Aprendendo a galopar com um cavalo

A habilidade do galope precisa ser ensinada corretamente ao cavalo para que seja aperfeiçoada

Mulher e cavalo - imagem ilustrativa

O professor do Curso CPT Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos, Haroldo Vargas, ressalta que muito além dos cuidados diários com a higiene, com a alimentação e com as instalações, os criadores de cavalos também devem saber treiná-los rotineiramente para que os animais possam desempenhar suas atividades.

Uma das habilidades mais apreciadas dos cavalos é o ato de galopar. Entende-se por galope o ato de marchar confortavelmente e com velocidade média. Contudo, apesar de ser considerada uma habilidade “nata” dos cavalos, é fundamental praticá-la para que o animal galope cada vez melhor.

Para tanto, é necessário paciência e técnica. Apresentamos, a seguir, o passo a passo para que que você aprenda a galopar com um cavalo:

Primeiros passos

Apesar de o galope não ser tão acelerado, ele está mais próximo de uma corrida do que de passos. Logo, antes de ensinar o cavalo a “correr”, é fundamental ensiná-lo a trotar e a caminhar, o básico que permitirá uma boa força muscular para manter uma postura adequada ao galopar.

Espaço

Para aprender a galopar, os cavalos necessitam de um bom espaço, o que torna recomendável um espaço de, pelo menos, 20 metros de largura. Não se esqueça de usar todos os equipamentos necessário – a exemplo das rédeas e da sela – e dê início ao treinamento com um trote firme e confortável.

Atenção

É crucial verificar se o animal está atento ao treinamento, emitindo alguns comandos que ele já conheça. A alternância entre caminhadas e trotes é uma boa opção para atestar a atenção e as respostas do cavalo, devendo-se alternar entre elas até que ele obedeça aos comandos instantaneamente.

Galope

Determinar um comando para que o cavalo galope é um passo importante. Ande com ele em círculos largos e inicie o trote. Quando ele estiver pronto, diga o comando com um tom seguro, sem mostrar agressividade para que o animal entenda que ele é o ponto de partida para o galope.

Sinais corporais

Além do comando oral, use também seu corpo para mostrar ao animal que ele deve te obedecer. Deslize a parte interna do quadril para a frente e a parte externa para trás, contraindo a perna interna e deslizando a externa para trás. Caso o animal não entenda esses comandos, outras opções podem ser avaliadas.

Repetição

Se o animal não acelerar o trote mesmo após os comandos verbais e físicos, repita-os. Assim que ele entender esses sinais e começar a galopar, use o método do reforço positivo e elogie o animal para que ele associe os comandos a sentimentos positivos e a recompensas, executando-os mais facilmente nas próximas vezes.

Reduzindo

O galope é um exercício que demanda esforço do animal. Portanto, ao perceber que ele está se cansando, volte para o trote. Essa dica vale especialmente para animais iniciantes no galope, haja vista que, como mencionado, os músculos devem estar bem fortalecidos para que ele desempenhe esse ato com mais segurança.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos
Provas Equestres de Velocidade
Terapias com Cavalo – Equiterapia

Fonte: Wiki How – pt.wikihow.com
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 10-01-2022

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.