Aprenda a selar um cavalo

Depois de escolher a sela adequada à função do seu animal, é preciso tomar alguns cuidados

Cavalo e criador

O professor do Curso CPT Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos, Haroldo Vargas, ressalta que quem trabalha com cavalos tem certas obrigações diárias e rotineiras que somente o dia a dia nos ensina. Alimentação, higiene geral, instalações, limpeza de materiais, treinamento dos cavalos, entre outras. Além dessas, em alguns casos, também é preciso selar os animais.

Dentre as atividades que exigem sela, podemos destacar a cavalgada, que permite um momento de prazer entre animal, homem e natureza. Para essa atividade, por exemplo, é preciso saber selar o animal, de forma a garantir o conforto de ambos.

Confira a seguir algumas informações que te ajudarão a selar cavalos:

Sela – a escolha

Em primeiro lugar, é preciso escolher a sela mais adequada. É um equívoco acreditar que todas as selas são iguais, o que pode transformar uma simples cavalgada em uma tortura para o animal. Busque a que mais indicada para a atividade que você irá realizar e dê preferência às selas de couro:

- Selas modelo Western

Muito utilizadas nos EUA, foram criadas originalmente para auxiliar cowboys nas fazendas de gado. É uma sela mais pesada, mas se ajusta aos animais sem machucá-los. Por ser confortável, é recomenda para percorrer longas distâncias e dispõe de um espaço para levar alguns equipamentos e também pode ser utilizada para a prática de algumas provas equestres.

- Sela estilo inglês

Uma das mais conhecidas, tem como finalidade principal as provas de salto. Em comparação às modelo Western, são mais leves e rasas, diferentes também na aparência.

- Sela australiana

Similar à sela estilo inglês, é mais utilizada no trabalho com o gado. É um modelo mais pesado e apresenta assento com mais profundidade, característica que serve para deixar o peão mais estável em subidas e descidas.

- Selas estilo português

Com um aspecto mais elegante, essa sela é utilizada em passeios e equitação. Seu encosto é mais proeminente e ela é confeccionada com couro suíno e tiras metálicas, apresentando, por isso, mais flexibilidade.

Outros cuidados

Antes de selar o animal, é necessário tomar vários outros cuidados. Escovar o animal é um deles. Isso serve para retirar pelos mortos e sujeiras, evitando também que a sela não suje. Esse procedimento também é “terapêutico”, pois ajuda a acalmar o animal e a deixar seu pelo mais bonito.

Por instinto, cavalos são animais alertas e podem estranhar o arreamento. Então, é preciso ter paciência, transmitindo calma e fazendo carinho no animal durante esse procedimento. Verifique se a manta está posicionada corretamente e certifique-se de que todos os outros acessórios não estão desajustados ou machucando o animal.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos
Doma Racional Interativa
Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidades, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros

Fonte: Sete M Boots – blog.7mboots.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 27-11-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.