Aprenda a se aproximar dos cavalos com mais confiança

Para se aproximar de cavalos, que são animais temperamentais, ele deverá confiar em você

Aproximação de cavalos

Já é sabido que cavalos são animais extremamente temperamentais e que seu comportamento é peculiar. Para lidar com cavalos é preciso entender antes a sua personalidade e se adaptar a ela. Muitas vezes as pessoas se aproximam de qualquer jeito e acabam recebendo respostas agressivas desses animais.

Haroldo Vargas, professor do Curso a Distância e Online CPT Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos, explica que os cavalos são animais que respondem com docilidade e obediência ao bom tratamento e correto manejo. Desse modo, as pessoas que pretendem lidar com eles precisam, antes de qualquer coisa, aprender sobre os costumes e sobre o comportamento deles.

Apesar de o cavalo ser um animal fisicamente superior, ele não costuma usar a força para impedir que realizemos funções desconfortáveis para eles, como a estabulação, a tração, procedimentos dolorosos e galopes exaustivos.

Obviamente o cavalo não fala e não entende o que falamos, mas ele memoriza alguns sons que produzimos de forma repetitiva, como “whôô”, “zzzzin”, “nhac nhac”, “nhac”, beijinhos ou sons de voz. A voz em tom mais carinhoso é entendida pelo animal como tranquilidade, enquanto a voz mais forte é entendida como repreensão.

E será justamente a repetição desses sons que determinará a forma como o cavalo percebe o seu dono e também como será seu comportamento. Na relação entre o homem e o cavalo, o objetivo principal deve ser a unidade dos dois, isto é, que formem um conjunto. Por serem sentimentais, cavalos também costumam refletir o estado emocional do seu dono, ficando nervosos quando o dono também está e mais relaxado quando o dono se comporta dessa forma, por exemplo.

Apesar de aprender rapidamente e ter facilidade para isso, o cavalo não pensa. Na lida, deve-se dar atenção a todas as reações e sinais que o seu animal apresenta, pois ele se expressará da forma dele e é seu dever interpretar essas expressões.

Dicas

Quando cavalo erra algum comando, certifique-se de que o erro não foi seu. No geral, em comandos que o cavalo faz rotineiramente, quando há algum erro, ele é do cavaleiro, seja em um comando ou na pressão de pernas. Certamente os cavalos também cometem erros, mas pode ser culpa de uma silha mal apertada, de uma manta mal posicionada ou de dores, afinal estamos falando de um animal que também sente dores.

Em alguns dias, pode ser que o cavalo não esteja disposto a trabalhar, o que pode ser decorrente de trabalhos em excesso. Talvez esse seja o dia de você passear com o animal ou deixa-lo solto no piquete.

Assim como para lidar com qualquer pessoa, é preciso ter calma e paciência com o cavalo! De fato, a repreensão é necessária, mas às vezes o animal não responde ao seu comando porque não sabe o que você quer.

Para se aproximar, o cavalo deverá confiar em você. E isso você conquistará com o tempo e com um trato adequado. O animal deve ter prazer em sentir você próximo, rsqueando, alimentando, acariciando e até mesmo montando.

Outro ponto para conquistar a confiança de cavalos é evitar movimentos bruscos, pois eles associam esses movimentos com o perigo de predadores, de animais fugindo, de chicotes estalando, de tiros ou troncos de árvore caindo.

 


Conheça os Cursos a Distância e Online CPT da Área Criação de Cavalos:

Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos
Enquanto o Veterinário Não Chega – Atendimento a Equinos
Como Comprar Cavalos

Fonte: Tecnologia e Treinamento – tecnologiaetreinamento.com.br/cavalos/
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 31-12-2018

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.