Aprenda a manter a pastagem saudável para equinos

Cavalos encontram nas forrageiras boa parte da sua alimentação, sendo necessário oferecê-las com qualidade

Cavalos comendo

Por passarem boa parte do tempo pastejando, os cavalos encontram nas pastagens grande parte da sua alimentação. O oferecimento de pastagem, além de ser barato também é eficiente não só para a nutrição dos animais, como também para o bem-estar, pela mastigação proporcionar prazer e relaxamento muscular.

O professor do Curso a Distância CPT Alimentação de Cavalos, Orlando Marcelo Vendramini ressalta que a alimentação representa a maior parte dos custos com a criação desses animais, o que faz com que seja necessário oferecer um alimento de qualidade, seja a ração, seja a pastagem saudável.

Oferecer ao animal uma gramínea de qualidade tem sido um dos maiores desafios dos criadores atualmente. O correto manejo ainda gera dúvidas que precisam ser sanadas, dado que, como mencionado, é nas gramíneas que os animais encontram alimento e energia para que possam ter melhores desempenhos e produtividade.

Por isso, esse assunto merece atenção de todos os criadores. Confira a seguir algumas dicas para que você ofereça uma pastagem de qualidade para equinos:

A melhor forrageira

O primeiro passo para oferecer forrageira de qualidade para os cavalos, é a escolha da que melhor atenda às necessidades desses animais. Além disso, a variedade escolhida deve ser fértil e de fácil manejo.

Para definir qual a melhor, além dos fatores acima, é preciso também conhecer melhor a planta. Ela precisa conseguir se adaptar às condições climáticas, ao manejo e ao sistema de produção que será introduzida. Utiliza-se em grande escala capins do gênero Cynodon, por apresentar boas características de cobertura do solo, aceitabilidade e rebrote.

Outras características também são desejáveis e te ajudarão na hora da escolha:

- Deve possuir topografia mais plana;
- Com vegetação que cobre o terreno;
- Boa cobertura do solo;
- Rebrote rápido;
- Resistência ao pisoteio;
- Boa palatabilidade e;
- Alto teor de proteínas e fibras.

Comportamento alimentar dos cavalos

Ainda que os animais passem a maior parte de suas vidas no pasto, o comportamento durante o pastejo pode ser influenciado por fatores como o clima, o sistema de manejo, a disponibilidade e digestibilidade de pastagens e a época do ano. Os cavalos permanecem de 10 a 12 horas por dia no pasto, com períodos intercalados de descanso.

A duração pode variar de acordo com a qualidade das forragens disponíveis e com os fatores climáticos. Eles necessitam de bastante forragem para suprir todas as suas exigências nutricionais, mas se alimentam pouco e várias vezes ao dia por possuírem estômago pequeno. A quantidade de fibra na pastagem também é importante, pois esses animais precisam de uma quantidade mínima para garantir sua integridade física e psicológica.

Identificação de problemas

Após a escolha da melhor forragem para seus animais, é preciso verificar a sua degradação. Alguns sinais deixam claro que há problemas com as forrageiras, como a presenta de daninhas, diminuição da fertilidade e áreas vazias. Nesses casos, é preciso intervir para que a forrageira se mantenha com qualidade. Podem ser causas desses problemas a superlotação de animais, uso excessivo do fogo, falta de adubação, falhas no controle de pragas e disponibilidade incorreta de água.



Conheça os Cursos a Distância e Online CPT da Área Criação de Cavalos:

Alimentação de Cavalos
Reprodução de Cavalos
Como Comprar Cavalos

Fonte: Portal Escola do Cavalo – escoladocavalo.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 07-05-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.