Aprenda a identificar a idade dos cavalos

Cavalo dado se olha os dentes sim!

Cavalos

Com certeza você já ouviu aquela expressão: “Cavalo dado não se olha os dentes!”. Porém, se você deseja saber a idade dele, com certeza deverá olhar. Além da aparência, a evolução da arcada dentária do animal também ajuda a identificar a sua idade.

O professor do Curso a Distância CPT Como Avaliar Idade e Pelagem de Cavalos, Orlando Marcelo Vendramini, explica a importância da identificação da idade do cavalo, dizendo que inúmeras são as oportunidades em que criadores e profissionais da área necessitam determinar a idade de um equídeo, seja pela falta de anotações do proprietário ou mesmo desconfiança. Outras vezes, cabe ao profissional numa prova de julgamento, corrida ou experimento, separar os animais por faixa etária e daí a necessidade e a importância de conhecer esta avaliação.

Confira a seguir técnicas para identificar a idade dos animais, a partir da observação do corpo e dos dentes do animal:

- Potros, que são cavalos mais jovens, possuem corpo pequeno, membros compridos e articulações grossas. Sua cabeça tem aspecto mole e seus traços são mal definidos, apresentando olhos e ouvidos grandes, focinho pequeno e macio, crina e causa curtas e macias, além de movimentar-se irregularmente.

- No primeiro ano de vida, o potro se mantém com aspecto jovem, desajeitado e descomposto. Seus membros são compridos e desproporcionais em relação ao corpo, com cabeça indefinida, cauda e crina curtas e com aspecto felpudo, com movimentos irregulares também.

- Ao segundo ano de vida, seu aspecto jovem continua, mas os membros já adquirem proporcionalidade em relação ao corpo. Além disso, a cabeça fica definida. Seu corpo ainda não possui maturidade, isto é, apresenta poucos músculos e a crina e cauda estão mais crescidas, porém, curtas.

- Com três anos de vida, seu aspecto já ganha uma visão mais adulta, porém com poucos músculos.

- Equinos em idade mais avançada apresentam falta de cor, cabeça com buracos nas fontes e estrutura óssea saliente. Seus lábios inferiores são “soltos” e abertos. Sua massa muscular é menor ao longo das costas e dos quartos, com movimentos mais lentos, cuidadosos e rígidos.

- Durante sua vida, os equinos também apresentam duas dentições: a de leite e a definitiva. A partir disso é possível verificar sua idade: com 1 ano de vida, apresenta seis dentes não gastos em cada maxilar; aos dois anos, o conjunto de dente já se apresenta desgastado; com dois anos e meio, seus dentes centrais estão sendo trocados pelos definitivos, com borda mais cortante; quando completa 3 anos, nasce um dente canino por detrás do incisivo; aos 6 anos de idade, sua dentição se apresenta completa; e, aos 7 anos surge a “cauda de andorinha” em seus dentes laterais. Quando completam 8 anos, essa cauda desaparece e as mesas dos dentes se apresentam arredondadas e desgastadas.

- Após 8 anos de idade, a avaliação pelos dentes é mais dificultada, uma vez que, a partir desse período, o desgaste vai aumentando, como a inclinação das maxilas, que aumenta à medida que o animal envelhece.



Conheça os Cursos a Distância e Online CPT da Área Criação de Cavalos:

Como Avaliar Idade e Pelagem de Cavalos
Alimentação de Cavalos
Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos

Fonte: Vedovati – vedovatipisos.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 18-03-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.