Aparelho digestivo de cavalos: detalhes importantes

Estudando o aparelho digestivo de cavalos? O primeiro órgão a considerar é a boca, que é parte inicial do canal alimentar

Aparelho digestivo de cavalos: detalhes importantes

"Estudando o aparelho digestivo de cavalos? O primeiro órgão a considerar é a boca, que é parte inicial do canal alimentar", explica Prof. Dr. Eduardo Villela Villaça Freitas, do Curso CPT Alimentação de Equinos.


Começando pelo início do processo digestivo, a boca desempenha um papel muito importante. É onde a comida é apreendida, mastigada, misturada com saliva e engolida. A mastigação ajuda a quebrar o alimento em pedaços menores, aumentando a superfície para as enzimas digestivas agirem. A salivação não só ajuda na mastigação e na deglutição, mas também protege o estômago dos ácidos.


A quantidade de saliva que um cavalo produz pode ser grande - cerca de 25 litros por dia em um animal de 500 kg. Quando os cavalos estão doentes ou sentindo dor, a produção de saliva diminui, levando a problemas digestivos, cólicas e diminuição da alimentação.


A mastigação é muito importante para uma digestão saudável. Cavalos passam a maior parte do tempo pastando e mastigando, cerca de 75%. Por isso, dentes em boas condições são essenciais para o funcionamento do sistema digestivo. Problemas dentários podem afetar a mastigação, a ingestão de alimentos, a absorção de nutrientes e até causar cólicas, afetando o desempenho do animal.


A boca do cavalo é formada por várias partes, incluindo lábios, gengivas, língua, dentes e glândulas salivares. A comida passa pela faringe, onde a glote encaminha-a para o esôfago, evitando que vá para os pulmões. O esôfago é um tubo que leva a comida para o estômago.


O estômago dos cavalos é relativamente pequeno, variando entre 8 e 15 litros. O intestino delgado está ligado ao estômago pelo duodeno e se estende até o intestino grosso. O intestino delgado tem cerca de 20 metros e pode conter de 40 a 50 litros. O intestino grosso, com cerca de 7,5 a 8 metros, tem várias partes, incluindo o ceco, que é grande e tem um volume de 25 a 30 litros.


Além disso, o sistema digestivo dos cavalos possui glândulas digestivas como o pâncreas, que produz enzimas para a digestão, e o fígado, a maior glândula do corpo do animal, que pode pesar até 10 kg.

 

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Criação de Cavalos.
Por Silvana Teixeira.

Silvana Teixeira 10-08-2023

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.