Alimentação de equinos: alfafa e milho

A alfafa e o milho são um dos alimentos mais utilizados na alimentação de cavalos

Cavalos comendo

Orlando Marcelo Vendramini, professor do Curso a Distância CPT Alimentação de Cavalos, anuncia que a alimentação representa um fator econômico significativo na criação do cavalo. Cerca de 60% dos custos de manutenção de um cavalo são referentes a sua alimentação. Sabemos que uma correta alimentação é que vai determinar os resultados técnicos e econômicos que serão obtidos na criação desses animais.

A alimentação de cavalos deve seguir algumas regras gerais. Dentre as mais importantes, destacam-se: a administração de pequenas quantidades, várias vezes ao dia; não trabalhar o animal logo após uma ração copiosa; ter sempre água à disposição, sem se esquecer do sal, entre outras.

Dois alimentos que se destacam na criação de cavalos são a alfafa e o milho. São os mais consumidos pelos equinos no mundo inteiro, cada um exercendo função importante no crescimento, desenvolvimento e manutenção da vida e saúde deles.

Alfafa

A alfafa é uma forrageira muito utilizada na composição do feno, que é utilizado na alimentação de cavalos. Nas baias ou cocheiras em hipódromos, clubes de hipismo, sítios ou fazendas, a alfafa é oferecida a reprodutores de alto valor zootécnico ou a bons animais de montaria.

Assim como as leguminosas, a alfafa é rica é vários nutrientes, como proteínas, fibras, sais minerais e vitaminas. Isso confere à alfafa o título de excelente alimento para animais que são herbívoros. Ainda, a alfafa é uma forrageira com alta produtividade, podendo dar de 4 a 5 cortes por ano, a depender dos tratos culturais e condições do solo e do clima.

É mais cultivada nas regiões sul e sudeste do Brasil. Deve ser oferecida seca ao animal, pois, quando ainda está úmida pode apresentar fungos ou mofos. Ela pode ser tornar mais palatável aos cavalos ao acrescentar sal fino sobre ela. Em condições ruins de armazenamento, ela estraga e se torna azeda, o que a torna imprópria para consumo dos animais.

Milho

Assim como a alfafa é a leguminosa mais utilizada na alimentação de cavalos, o milho é o cereal mais consumido não só pelos cavalos, como também por aves, suínos, bovinos e outros animais.

Isso porque é de fácil obtenção e cultivo, podendo ser cultivado em plantações caseiras ou em lavouras mecanizadas. Seu fácil armazenamento também faz com que ele seja bastante utilizado na alimentação de animais, podendo ser conservado por longos períodos.

É um cereal duro, que pode quebrar os dentes dos animais enquanto se alimentam ou ferir língua e bochechas, o que pode provocar até problemas digestivos. Por conta disso, para oferecê-lo aos cavalos, é necessário triturá-lo para que se obtenha farelos, evitando, assim, o desgaste e quebra dos dentes. Porém, mesmo sem ser triturado, também é muito consumido pelos cavalos.

É um dos ingredientes mais importantes de rações balanceadas. Em condições favoráveis, apresenta excelente custo-benefício nessas rações, que proporcionam diversos benefícios na alimentação racional de cavalos.


Conheça os Cursos a Distância e Online CPT, da Área Criação de Cavalos:

Alimentação de Cavalos
Reprodução de Cavalos
Como Comprar Cavalos

Fonte: Rural News – ruralnews.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 08-02-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.