A realização de ultrassonografia em equinos

Tudo o que você precisa saber sobre esse exame de imagem feito nos cavalos

Cavalo e veterinário - imagem ilustrativa

A rotina dos cuidadores de cavalos é sempre repleta de funções e obrigações que possuem interferência direta no bem-estar e no sucesso da criação desses animais. Porém, os equinos são animais muito sensíveis e podem adoecer facilmente, o que pode comprometer o desenvolvimento e colocar em risco a vida deles.

O professor do Curso CPT Enquanto o Veterinário Não Chega – Atendimento a Equinos, Haroldo Vargas, explica que é necessário saber analisar e interpretar o nível dos diversos sintomas que o animal pode apresentar, para que o médico veterinário consiga realizar um diagnóstico preciso e salve a vida do animal ou reduza seu nível de sofrimento.

No entanto, em muitos casos, só o exame externo não é o suficiente para que se conheça, de fato, qual problema o animal apresenta. Ainda, éguas prenhes também podem necessitar de um exame interno para que se verifique o desenvolvimento do feto e para que o acompanhamento gestacional garanta um parto tranquilo.

Para esses dois casos, realiza-se a ultrassonografia equina. Esse procedimento é extremamente necessário para a realização de diversos diagnósticos e procedimentos, feito com aparelhos cada vez mais tecnológicos e que oferecem resultados cada vez mais detalhados.

Principais benefícios da ultrassonografia em equinos

Dentre os benefícios que a realização de uma ultrassonografia pode proporcionar ao veterinário e, consequentemente, ao animal, destaca-se:

- Diagnósticos mais precisos;
- Verificação de possíveis alterações gástricas;
- Visualização e análise do trato urinário;
- Acompanhamento gestacional e visualização do desenvolvimento do feto;
- Diagnóstico precoce da gestação;
- Utilização do método doppler, para avaliação de artérias e estruturas vasculares;
- Análise de estruturas como abdômen, tórax, coração, tendões, dentre outros órgãos.

Principais aplicações da ultrassonografia em equinos

A partir dos benefícios acima mencionados, é possível destacar as três principais aplicações da técnica, comuns no dia a dia de veterinários e auxiliares:

i. Ortopedia equina

Cavalos são muito utilizados para a prática de esportes, lazer e trabalho. Isso requer um sistema locomotor forte e resistente, pois são atividades que exigem muito do animal. Decorrente dessa exigência, é comum que animais apresentem problemas ortopédicos no sistema locomotor, como a claudicação, que altera a postura e locomoção do animal e compromete até o seu caminhar.

Logo, animais com esse tipo de problema começam a cair de rendimento e, caso os problemas ortopédicos se agravem, podem sofrer danos permanentes. Ao perceber qualquer problema que dificulte a locomoção do animal, faz-se necessário um diagnóstico rápido, detalhado e preciso, o que pode ser conseguido com a ultrassonografia.

ii. Problemas gástricos

A alimentação dos cavalos é um aspecto peculiar. Qualquer alteração “brusca” no tipo de alimento oferecido ou erro no manejo alimentar pode provocar o surgimento de problemas como a cólica de impacto, a torção gástrica e a colite. Nesses casos, a realização do exame facilita na identificação de qual a causa do problema, no entendimento da gravidade do problema, na determinação do melhor tratamento e, em casos mais graves, no encaminhamento do animal para a realização de alguma cirurgia.

iii. Reprodução

A reprodução é o estágio que mais necessita da realização da ultrassonografia. Como dito, é através desse exame que se diagnostica precocemente a gestação, se acompanha o desenvolvimento do potro e se realiza um melhor controle das matrizes e garanhões para o sucesso da reprodução. Dentre as principais técnicas, é possível relacionar a sexagem fetal, a confirmação da viabilidade fetal, a avaliação ginecológica e o exame andrológico como dependentes da ultrassonografia para resultados mais precisos.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Enquanto o Veterinário Não Chega – Atendimento a Equinos
Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidades, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros
Capacitação de Auxiliar Veterinário – Equinos e Bovinos

Fonte: Revista Veterinária – revistaveterinaria.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 17-07-2020

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.