A importância do casqueamento e ferrageamento para os cavalos

O casco dos cavalos sofre influência de vários fatores e tem papel fundamental no sistema locomotor do animal

Ferrageamento de Cavalos

O casco é uma das estruturas mais importantes do cavalo. Naturalmente, o animal desgasta-o procurando comida e andando por diferentes ambientes. Para cavalos esportivos ou usados para trabalho, o desgaste é muito maior e é necessária uma intervenção humana para que os cascos sejam corrigidos e se mantenham íntegros.

O professor do Curso a Distância CPT Aparação de Cascos, Correção de Aprumos e Ferrageamento de Cavalos, Orlando Marcelo Vendramini, explica que o ferrageamento ou ferragem é a aplicação metódica de uma lâmina de ferro, alumínio ou aço presa por meio de cravos, na parte inferior do casco do equídeo, ou seja, borda palmar ou plantar, com o objetivo de proteger, curar ou corrigir o aprumo do pé.

Ainda, acrescenta que os animais quando bem casqueados e aprumados tem ótimo desempenho no trabalho e dificilmente apresentam problemas como mancar, desvios de aprumos, fadiga no trabalho e outros.

Os cascos sofrem influência de diversos fatores, como o clima, o piso, a atividade que o animal desempenha, alimentação e também doenças. Casquear significa limpar e aparar as partes que crescem. A frequência desse procedimento deve ser regular e somente deve ser feito com instrumentos próprios para tal.

O ferrageamento, por sua vez, consiste na colocação das ferraduras, que garantem, além da proteção ao desgaste do casco, proteção ao sistema locomotor enquanto o animal desempenha suas atividades. As ferraduras podem ser de vários materiais, como alumínio, aço, entre outros. É feito com o objetivo de corrigir aprumos e também auxilia no tratamento de algumas doenças como a laminite, podendo ser adquirido em vários formatos para as várias anatomias dos cascos de cavalos.

O casco

São quatro os fatores determinantes na qualidade do casco:

- Hereditariedade;
- Nutrição;
- Ambiente;
- Casqueamento.

O desenvolvimento do casco deve ser acompanhado desde o nascimento do equino, para que o manejo correto seja realizado. É fundamental que isso seja um profissional capacitado, para que casqueie e ferrageie adequadamente às características do animal, como raça e funções.

Cascos que não conseguem reter ferraduras, são quebradiços ou apresentam rachaduras, são fracos, o que pode ser causado por uma nutrição incorreta.

Cavalos criados em baias exigem cuidados especiais com os cascos. Isso porque esses locais acumulam muita sujeira e apresentam umidade excessiva, que são os maiores inimigos dos cascos.

Por fim, animais que não possuam uma conformação perfeita podem apresentar problemas de aprumo que podem se agravar com o tempo. Corrigir o aprumo significa mudar permanentemente a conformação e isso não pode ser feito em cavalos já maduros, uma vez que provocam maqueiras imediatas e/ou defeitos permanentes em logo prazo.



Conheça os Cursos a Distância e Online CPT da Área Criação de Cavalos:

Aparação de Cascos, Correção de Aprumos e Ferrageamento de Cavalos
Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos
Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidades, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros

Fonte: Senar Mato Grosso – blogsenarmt.com
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 13-03-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.