A encefalomielite equina

Doença não possui tratamento específico e pode matar o animal rapidamente

Imagem ilustrativa

As diversas doenças causam inúmeros prejuízos aos criadores de animais, tanto financeiros, quanto na saúde animal. Dentre as principais doenças que podem atacar os equinos, está a encefalomielite, considerada uma zoonose viral e que afeta os cavalos “por acidente”, pois, originalmente, é uma doença de aves silvestres.

O professor do Curso CPT Enquanto o Veterinário Não Chega – Atendimento a Equinos, Haroldo Vargas, explica que zoonoses são doenças que podem ser transmitidas entre diferentes gêneros animais, inclusive para os seres humanos.

Os principais transmissores dessa doença são os mosquitos Aedes spp. e o Culex spp.. É uma doença considerada grave e que pode ser dividida em três grupos: a leste (EEE), oeste (WEE) e a venezuelana (VEE). É uma doença rara no Brasil, mas que pode aparecer em casos isolados.

Ao ser picado pelo mosquito, o animal recebe o vírus da doença através da pele. Não há casos específicos de idade ou de raça mais predisposta à doença, por isso ela requer total atenção dos criadores.

Em casos extremos, pode levar o animal a óbito, devendo ser diagnosticada e tratada o mais rápido possível. O grupo EEE costuma matar mais animais, ao passo que os outros dois possuem índices de mortalidade menores, quando a doença é controlada.

Principais sintomas

O vírus causador da doença provoca ações inflamatórias típicas. Animais doentes manifestam esses sintomas:

- Febre alta;
- Perda de equilíbrio e apetite;
- Andar cambaleante;
- Cabeça voltada para o solo;
- Os lábios permanecem flácidos.
- Cegueira;
- Patas abertas;
- Sonolência.

Quando a doença já está mais avançada, o cérebro começa a inflamar e o animal apresenta movimentos involuntários e, também, ataxia e paralisia. No estágio final da doença, o animal se deita, sofre uma convulsão e vem a óbito.

Diagnóstico

Deve ser feito a partir de amostras de sangue e líquido cefalorraquidiano por meio de técnicas como o isolamento viral. O médico veterinário será o responsável por solicitar o exame em caso de suspeita da doença, pois há também outras doenças com sintomas parecidos.

Tratamento

Ainda não há tratamento específico para esse mal. O criador consegue, apenas, administrar os seus sinais. O animal doente deve ser isolado dos outros e receber vacinação.

Prevenção

Já há disponível no mercado vacinas contra a encefalomielite, que devem ser dadas de acordo com o programa de vacinação do rebanho, recomendado por um veterinário. Para prevenir, também, é possível controlar o principal vetor da doença, que é o mosquito: evite deixar água parada e elimine criadouros de mosquitos.

 


onheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Enquanto o Veterinário Não Chega – Atendimento a Equinos
Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidades, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros
Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos

Fonte: Portal Escola do Cavalo – escoladocavalo.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 03-12-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.