A doma de equinos

A doma é necessária, pois, por natureza, o animal tende a rejeitar a aproximação do criador

Cavalo sendo domado

Entende-se como doma a utilização de técnicas para que o cavalo deixe de ser um animal indomado e permita que o homem o monte e guie. Ela tem como função preparar os animais para tarefas específicas, como a lida no dia a dia ou até a prática de atividades esportivas, como o hipismo ou a equitação.

Paulo Guilhon, professor do Curso CPT Doma Racional Interativa, explica que a identificação e o respeito aos limites de ordem psíquica e física dos animais são indicados como referências importantes a serem adotadas pelos treinadores durante a doma.

Naturalmente, os animais possuem o comportamento de rechaçar qualquer pessoa que tente montá-los. Tal característica advém do relacionamento com os predadores, que costumavam trepar ou saltar sobre os lombos dos equinos na hora do ataque.

Cabe ao domador, então, fazer com que o animal supere esse instinto para que aceite a monta, com a utilização de técnicas já utilizadas no seu processo de domesticação, de forma individual.

Originalmente domesticados para o trabalho, os cavalos podem ser domados com a utilização de várias técnicas. Conheça as principais:

Doma tradicional ou gaúcha

É a técnica mais rápida para domar o animal. Na doma gaúcha, o animal é vendado e, ao ser libertado, retira-se a venda e o domador monta. O animal responde com sacudidas, saltos e patadas, mas acaba sendo vencido pelo cansaço algum tempo depois e começa a aceitar as ordens do montador. Com o passar dos dias, o animal fica mais manso, aceitando a colocação de arreios e pode ser considerado domado. Durante a esse tipo de monta, podem ocorrer alguns acidentes tanto com o domador, quanto com o animal.

Doma progressiva ou índia

Diferentemente da doma gaúcha, a progressiva é psicológica. Sem o uso da força, esse tipo de doma objetiva a criação de um laço de amizade entre o homem e o animal, para que ele permita ser montado. É mais demorado e pode levar semanas, pois o domador precisa ganhar a confiança do animal. Passa por várias etapas até a monta efetiva, com sela e arreios.

Doma “a pé”

Similar à doma “índia”, consiste no emprego de cordas de vários metros para fazer com que o animal caminhe ao trote ao redor do domador. Também é feita passando por vários processos, que vão sendo realizados gradativamente.

Método join-up

Criado por um norte-americano, essa técnica também não requer força ou violência contra o animal, sendo empregada com a intenção de preparar o animal para atividades mais leves ou que não exijam força. Não é recomendada para a utilização do animal para a lida no campo.

Cunhagem

É uma técnica que pode ser empregada como complemento aos métodos de doma. Basicamente, consiste no acompanhamento do equino desde o seu nascimento, fazendo carícias no animal e tratando-o com afeto, para que ele entenda que o homem é um “amigo”, e não um predador.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Doma Racional Interativa
Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos
Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidades, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros

Fonte: Wikipedia – pt.wikipedia.org
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 27-11-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.