Tenha cuidado ao usar concentrado para equinos!

O fornecimento de alimentos concentrados é de grande importância no manejo nutricional dos equinos

Tenha cuidado ao usar concentrado para equinos!

É importante ter alguns cuidados no uso de concentrados, já que, da mesma maneira que podem garantir melhor desempenho dos animais em seu desenvolvimento e em suas atividades, podem também causar sérios problemas metabólicos, se fornecidos erroneamente.

É comum que, nas criações de equinos, o total de alimentos previsto na dieta seja fornecido em apenas uma, duas, no máximo três porções diárias.

Porém, essa forma de alimentar o plantel, apesar de otimizar a mão de obra, pode significar que os animais estejam recebendo grandes quantidades de alimento concentrado.

Considerando as características do aparelho digestivo dos equinos, o porcionamento limitado de dieta de concentrados vai fazer com que os animais ingiram rapidamente esses alimentos e percam o interesse pela forragem.

Dessa forma, o feno colocado no fenil ou no cocho deixará de ser consumido, ou seja, acabará se perdendo, o que significa desperdício de um alimento de qualidade e de alto custo.

Ao mesmo tempo, o consumo rápido e em grande quantidade dos alimentos concentrados vai aumentar as chances de ocorrência de distúrbios digestivos.

Quando é consumido em quantidades muito altas, o amido vai passar para o intestino grosso, local em que será fermentado no ceco e cólon, podendo causar cólicas.

 

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos

Por Daniela Guimarães.

 

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 04-07-2023

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.