Piquete maternidade ou pré-parto: qual a sua importância?

É importante que o criatório determine um local para as éguas prenhes e para o nascimento dos potros. Esses locais são denominados piquetes maternidade ou piquetes pré-parto

Piquete maternidade ou pré-parto: qual a sua importância?

No início da estação de monta e nos meses subsequentes, tem-se o resultado de éguas positivas para gestação. A partir desse momento, essas éguas devem sair do convívio com a tropa e serem direcionadas para piquetes separados, mais apropriados.

“A separação de fêmeas gestantes em piquetes maternidade permite a melhor observação dos animais e o controle do ambiente e de possíveis causas de estresse”, explica Fabiana Garcia, Professora do Curso CPT Manejo de potros: do parto ao preparo para a doma.

um fator importante de se ter em mente, é que os equinos são animais altamente hierárquicos e há sempre uma fêmea dominante, facilmente identificável, no lote de éguas gestantes. Essa fêmea dominante pode influenciar o ambiente do piquete maternidade e disputar alimento e espaço.

Além disso, fêmeas dominantes costumam querer o potro neonato das demais fêmeas, pois são as matriarcas. Por isso, é ideal que haja também o piquete para o parto que atenda às éguas que estão próximas a esse momento.

No caso de fêmeas dominantes, recomenda-se que sejam emprenhadas e possam parir primeiro que as demais fêmeas, pois, dessa forma, já permanecem com o próprio potro ao pé, diante do nascimento dos demais potros e deixam de interagir ou provocar situações e acidentes indesejáveis com as demais éguas, a saber: ferimentos com a ocorrência de coices ou fraturas.

As fêmeas devem ir para o piquete parto 10 dias ou uma semana antes de parir. Há criatórios que colocam as fêmeas 2 ou 3 dias antes do parto nesse piquete específico, quando a égua já demonstra sinais de parto.

A égua deverá parir no piquete parto, longe das demais fêmeas. Isso favorece o contato da mãe com o potro, sem a presença de outras éguas.

 

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos

Por Daniela Guimarães.

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 16-05-2023

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.