Massagem em cavalos: qual a importância?

Além do efeito relaxante, as massagens também auxiliam na saúde de equinos

Carinho em cavalo - Imagem ilustrativa

Haroldo Vargas, professor do Curso CPT Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos, explica que quem trabalha com cavalos tem certas obrigações diárias e rotineiras que somente a rotina da lida com os animais ensina, como alimentação, higiene geral, instalações, limpeza de materiais, treinamento, entre outras.

A principal “consequência” do cuidado do criador com todas as obrigações com os equinos é a garantia do bem-estar dos animais, que é igualmente importante para sua criação. É necessário que estejam livres de fome, sede, desconforto, dor, lesões, doenças, medos, aflições e livres para expressarem o seu comportamento natural.

Garantir todas essas “liberdades” depende de um manejo adequado para cada espécie e para cada fase da vida do animal. Além disso, outras técnicas podem ser empregadas com o intuito de ajudar a garantir o bem-estar dos cavalos, como é o caso das massagens.

Além de promover o relaxamento do cavalo, as massagens podem servir também como complemento do processo de avaliação, sendo realizadas por um médico veterinário ou até pelo proprietário. Porém, no segundo caso, é necessário que o dono tenha conhecimentos sobre a anatomia e comportamento de cada equino.

Palpa-se de forma minuciosa todos os músculos e as estruturas tendíneas do animal, a fim de verificar o desenvolvimento muscular, detectar possíveis tensões e dores localizadas, o que permite direcionar a terapia ou o treino para que o cavalo não sofra lesões de esforço repetitivo e expresse todo o desempenho desejado pelo criador.

Deve-se observar as reações do animal, pois ele demonstrará quando, durante a massagem, uma área dolorida for encontrada e, também, quando o “problema” dessa área for “resolvido”. Os movimentos são variados e podem ser superficiais ou profundos, com efeitos que vão desde a eliminação de dores até o alongamento do músculo.

Por que massagear os cavalos?

A aplicação de massagens em cavalos é realizada em larga escala com fins fisioterápicos na medicina veterinária. Isso porque os animais sofrem muito com ciclos de dor-tensão-dor, que é quebrado com o auxílio da massoterapia e diminui a tensão, provocando, em efeito “cascata”, a diminuição da dor.

Ainda, há outros efeitos importantes para a saúde dos animais, pois a massagem aumenta o fluxo sanguíneo local, acarretando melhor oxigenação e retirada de resíduos metabólicos, auxiliando também o retorno à função muscular. O aumento do fluxo sanguíneo também promove aumento da temperatura local e da elasticidade dos músculos, o que acelera a recuperação deles.

As sessões de massagens também podem, quase literalmente, desfazer nós nos animais. Em outras palavras, muitos animais apresentam nódulos, resultado de problemas musculares, que podem ser mobilizados e desfeitos.

Principais Indicações

- Auxiliar em diagnóstico;
- Relaxamento;
- Overtraining;
- Dor muscular;
- Tendinites e desmites;
- Complementar ao treinamento;
- Estímulo proprioceptivo.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos
Enquanto o Veterinário não Chega – Atendimento a Equinos
Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidades, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros

Fonte: Cavalo Atleta – cavaloatleta.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 26-06-2020

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.